segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

ARTIGOS INTERESSANTES

DA POTÊNCIA AO ATO. DA IDÉIA PARA A AÇÃO: O CORPO EM ESTADO DE DEFINIÇÃO
Por Jussara Sobreira Setenta
"A comunicação pretende anunciar que o corpo ao dançar configura uma ação que implica em seu próprio pensamento. Através de mediações que se apresentam como organização, encontram-se crenças e hábitos de ações dispostos nas relações entre o interior e o exterior".
Para acessar o artigo na íntegra (em formato PDF), acesse o link:
A EDUCAÇÃO E A FÁBRICA DE CORPOS: A DANÇA NA ESCOLA
por Márcia Strazzacappa
"O movimento corporal sempre foi dentro do espaço escolar uma moeda de troca. A imobilidade física funciona como punição e a liberdade de se movimentar como prêmio. Estas atitudes evidenciam que o movimento é sinônimo de prazer e a imobilidade, de desconforto. Mas se é através do movimento que o indivíduo se manifesta, que indivíduos iremos formar se impedimos sua expressão? O presente texto abordará a questão da introdução da dança no espaço escolar, relatando e refletindo sobre o trabalho que é desenvolvido no curso de Licenciatura em Dança da Unicamp e partilhando das experiências de professores da rede de ensino que fizeram o curso de “atividades corporais artísticas para professores da educação formal” em Tupã (SP)".
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