segunda-feira, 18 de setembro de 2017

RESPIRAR COMO PROCESSO ARTÍSTICO (?)

A Afirmação:
"se arte é tudo o que provoca reação ou interação, tudo provoca reação... Até respirar pode ser Arte... Tudo pode ser Arte"
A frase foi de um ilustre desconhecido unfacefriend do Facebook, ao esculhambar um trabalho artístico,  exposto num museu que foi confundido por lixo por uma funcionária da limpeza. 
A título de explicação, o trabalho exposto era uma instalação, composta por garrafas de vinho, bitucas de cigarro e confetes e serpentinas, com o intuito de denunciar a banalidade da corrupção na Itália nos anos 80. Explico: muitos dos comentários elogiavam a faxineira, pois ela tinha feito um serviço ao museu, livrando-o do "lixo" (a tal instalação já mencionada).
Vamos seguir, tentando ser pedagógico a fim de ajudar os "coleguinhas" a pensarem um pouco sobre as opiniões expressas, recheadas de senso comum - e preconceito de sobra...

Arte depende do contexto e de interação com quem observa.
Se o ato de respirar for tratado como um processo artístico em um contexto, como uma proposta para que outras pessoas percebam e interajam com esse ato (com movimento, pensamento, reflexão ou até incômodo, entre outras formas de interação), faz sentido dizer que Arte é uma linguagem e envolve comunicação de uma ideia,  através de meios diversos, para todos os canais perceptivos do corpo de quem observa.
Até lixo pode ser Arte: qdo exposto como uma ideia e fim específico em um determinado contexto, irá representar simbolicamente, gerando um discurso sígnico.
Entender Arte por esse viés não é pra qualquer um, infelizmente. As pessoas estão acstumados a pensar que Arte só tem valor se for cara, bela e organizada formalmente por preceitos classicos. Principalmente, para aqueles que hierarquizam - de maneira tradicional - os objetos artísticos, valorando uns em detrimento de outros, pelo domínio do uso da técnica empregada. 
Antes, grandes cantores(as) eram vistos(as) como aqueles que detinham grande técnica vocal. Hoje, não adianta não expressar algo para além do excelente uso da técnica. 
Hoje, excelentes bailarinos não são somente os que giram mais ou sustentam a perna mais alto: eles podem ter - ou não - o domínio de movimentos difíceis, mas devem ser expressivos. Caso contrário, qualquer bom ginasta ou contorcionista seria "melhor" que um bailarino.
Há casos em que a função da Arte é política, denunciando a realidade de alguns contextos de forma não literal e evitando meios convencionais (não busca ser exposta em telas e molduras, em salas de cinema ou palcos de teatros, por exemplo). Nesse caso, ela é facilmente tratada como algo "menor" ou "sem qualidade". 
Goste você ou não, Arte é Arte: mesmo que se pareça com lixo. Lembre que, parecer-se com lixo, em se tratando de Arte, não é problema nenhum para o artista: talvez seja essa uma das propostas, entre tantas leituras que o objeto artístico provoca...Talvez ele queira que vc reflita sobre se lixo pode ser Arte; sobre uma disposição proposital de alguns elementos escolhidos que parecem esteticamente com lixo; ou, ainda, sobre o lixo de pessoa que você é, através da brincadeira com sua incapacidade cognitiva e reflexiva de enxergar naquela exposição uma obra provocativa relacionada a uma ideia especial - uma crítica daquele contexto.
Como eu disse, Arte é pra qualquer um. Mas nem todo qualquer - independente de classe social ou poder aqusitivo - consegue entender isso.
Por Arthur Marques. Em 15/09/2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Te respondo assim que puder.

Thanks for your add! I´ll send you an answer as soon as possible.