elocubrações pessoas devaneios battements pensamentos danças desabafos lesões opiniões resoluções dores territorialidades perguntas perplexidades alergias medicações decisões insônias tempos cãimbras ensaios produções ansiedades relatos fronteiras perturbações espaços conclusões andanças idéias torsões relações surpresas criações explicações luxações lugares desorientações recados sentidos experiências sonhos contratempos aulas crenças giros identidades trocas incertezas notícias etc
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
WEIGHTLESS, por Erika Januger
A short dance/architectural movie, about defying gravity.
Ficha técnica:
In bedroom: Malin Stattin.
In livingroom: Tuva Lundkvist.
Directed by: Erika Janunger.
Scenography: Erika Janunger.
Photography and light: David Grehn.
Costume: Johanna Adebäck.
Hair and Makeup: Klara Janunger,
Editing: Josefine Truedsson.
Postproduction: Gustaf Holmsten.
Music/ Lyrics and Vocals: Erika Janunger.
Percussion: Pontus Langendorf.
Keyharp: Erik Rydvall.
Saxophones: Nis Bäckvall.
Produced by Henrik Svensson.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
AINDA NO IMPÉRIO DA VAIDADE
Acredito que ainda sejam pertinentes na atualidade algumas questões levantadas pelo autor nesse ensaio. Mesmo hoje em dia, a relação política entre corpo e mídia permanece explícita em comerciais, novelas e revistas. A mensagem é sempre mesma: um corpo saudável é um corpo magro, malhado e jovem. Será?
O Império da Vaidade
por Paulo Moreira Leite.
Revista Veja, 23 de agosto de 1995, p. 79.
"Você sabe por que a televisão, a publicidade, o cinema e os jornais defendem os músculos torneados, as vitaminas milagrosas, as modelos longilíneas e as academias de ginástica? Porque tudo isso dá dinheiro. Sabe por que ninguém fala do afeto e do respeito entre duas pessoas comuns, mesmo gordas, um pouco feias, que fazem piqueninque na praia? Porque isso não dá dinheiro para os negociantes, mas dá prazer para os participantes.
O prazer é físico, independente do físico que se tenha: namorar, tomar milk-shake, sentir o sol na pele, carregar o filho no colo, andar descalço, ficar em casa sem fazer nada. Os melhores prazeres são de graça - a gente conversa com o amigo, o cheiro do jasmim, a rua vazia de madrugada - , e a humanidade sempre gostou de conviver com eles. Comer uma feijoada com os amigos, tomar uma caipirinha no sábado também é uma grande pedida. Ter um momento de prazer é compensar muitos momentos de desprazer. Relaxar, descansar, despreocupar-se, desligar-se da competição, da áspera luta pela vida - isso é prazer.
Mas vivemos num mundo onde relaxar e desligar-se se tornou um problema. o prazer gratuito, espontâneo, está cada vez mais difícil. O que importa, o que vale, é o prazer que se compra e se exibe, o que não deixa de ser um aspecto da competição. Estamos submetidos a uma cultura atroz, que quer fazer-nos infelizes, ansiosos, neuróticos. As filhas precisam ser Xuxas, as namoradas precisam ser modelos que desfilam em Paris, os homens não podem assumir sua idade.
Não vivemos a ditadura do corpo, mas seu contrário: um massacre da indústria e do comércio. Querem que sintamos culpa quando nossa silhueta fica um pouco mais gorda, não porque querem que sejamos mais saudáveis - mas porque, se não ficarmos angustiados, não faremos mais regimes, não compraremos mais produtos dietéticos, nem produtos de beleza, nem roupas e mais roupas. Precisam da nossa impotência, da nossa insegurança, da nossa angústia. O único valor coerente que nossa cultura apresenta é o narcisismo".
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Nova graduação em Dança no Brasil
A graduação em dança chegou a mais uma cidade brasileira. A intensa produção artística de Fortaleza finalmente foi coroada com a implementação, a partir de 2011, do curso de Dança na Universidade Federal do Ceará (UFC), uma conquista do Fórum de Dança do Ceará. Para que o curso comece a funcionar a pleno vapor, o Instituto de Comunicação e Artes (ICA) da universidade está com edital aberto para selecionar quatro professores. As inscrições vão até dia 25 de maio.
As vagas são para professor assistente de quatro áreas diferentes: Criação e Dramaturgia em Dança, Estudos Teórico-Filosóficos em Dança, Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Dança e Técnicas e Práticas de Dança. Podem se candidatar brasileiros ou estrangeiros com título mínimo de mestre.
As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na secretaria do ICA (ou pelo correio, via Sedex):
Avenida da Universidade 2.853
Benfica, Fortaleza
CEP: 60020-181
O processo seletivo será composto de quatro etapas: escrita, didática, prático-oral e prova de títulos. O edital completo está disponível aqui. Mais informações: (85) 3366-7437 ou pelo email ica@ufc.br.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Graham e as duas vidas
Graham teve uma vida intensa e longa. Criou quase duzentos balés para a Martha Graham Dance Company e viveu até os noventa e seis anos. Dançou nos palcos as danças que criou até os quase setenta anos. Depois disso, não conseguia dançar os movimentos que ela mesma criava, o que ela encarou como uma espécie de morte: o desejo de fazer algo e o corpo não mais "obedecer". Aprisionada em seu corpo, Graham enfrentou uma grande depressão ao ter que ensinar as danças que ela dançava para outras bailarinas dançarem.
Acredito que na vida do bailarino acontecem mortes diárias. Cada contusão, cada lesão, cada arranhão é uma perspectiva de morte. É a certeza do corpo. É a afirmação da carne e dos ossos: visão da arte inscrita numa moldura física, perecível e frágil.
"O movimento nunca mente" - era uma frase que Graham parafraseava de seu pai, o Dr. Graham. O movimento mente, sim. Por vezes, ocultamos as dores. As dores que têm causas psicológicas que afetam também o físico. E as dores de causas físicas que nos afetam psicologicamente, dando o parecer de que estas dores são parte de um único e só corpo, indivisível.
É tarefa difícil dançar concentrado em outra coisa: a dor aparece fisicamente e esteticamente para quem conhece o código corporal motor da ação do bailarino que se move. O bailarino camufla. Mas, nesse sentido, concordo com Graham: para quem dança e para quem lhe conhece e já lhe viu outras vezes dançando uma mesma peça, é fácil reconhecer o machucado.
A dor é, ao mesmo tempo, prenúncio da morte e sinal de vida pulsando no corpo.
É difícil não pensar que se está preso dentro de um corpo que anima. A primeira morte do bailarino, que Graham tanto reclamava, é real. Uma realidade que dói. Incongruência do tempo: quanto mais experiência se possui, melhores intérpretes nos tornamos. Entretanto, o músculo tem um prazo de validade. Pina Bauch, grande coreógrafa alemã, preferia os bailarinos mais maduros: ela sabia das infindáveis qualidades de movimentos que poderia explorar de pessoas que tinham uma maior experiência de vida.
Carpe diem.
A vida é uma só. Mas as mortes são diárias. E os dias passam rápido demais para que se possa fazer um funeral para cada uma delas... Deixe esse papel para as fotos: o retrato é uma sepultura - uma imagem de alguém que você já foi e não existe mais no segundo seguinte.
Mova-se. Minta ou omita as mazelas, mas prolongue a vida. A verdade está no movimento e na insatisfação das respostas e das situações. A inquietude do corpo é o fluxo da vida. Se tudo está muito quieto, calmo, certo e garantido demais, desconfie: talvez haja algum vulto com uma foice por perto.
quinta-feira, 25 de março de 2010
SMALLTOWN BOY: dança e bulling


You leave in the morning with everything you own in a little black case
Alone in a platform the wind and the rain in a sad and lonely face
Mother will never understand why you had to leave
For the answers you seek will never be founded at home
The love that you seek will never be founded at home
Run away, turn away
Run away, turn away
Pushed around and kicked around always a lonely boy
You were the one that they’d talk about around town as they put you down
And as hard as they would try they’d hurt to make you cry
But you’d never cry to them just to your soul
No, you’d never cry to them just to your soul
Run away, turn away
Run away, turn away…
Cry boy, cry boy, cry…
“Smalltown Boy” música de Bronski Beat (James Somerville, Laurence Steinbackek, Steven Bronski)
terça-feira, 23 de março de 2010
Pós-graduação em Preparador Corporal para Artes Cênicas
Edital 2010 para premiação e fomento de Obra de Videodança
Vídeo1 - O Festival premiará obras de videodança gravadas com câmeras de telefone celular, e com duração de até um minuto, até o dia 23 de abril de 2010
Vídeo5 - Através da análise de roteiros, o Festival selecionará projetos para produção de obras de videodança com cinco minutos de duração, até o dia 30 de abril de 2010
Leia os regulamentos; as inscrições somente pelo site: www.dancaemfoco.
A edição 2010 do evento, que conta com o patrocínio da Petrobras, será realizada no segundo semestre, no Rio de Janeiro, e seguirá por outras cidades, com sessões gratuitas e abertas ao público.
http://www.dancaemf
Roseli Rodrigues
Roseli foi uma das precursoras do jazz no Brasil e fundou a Raça Cia. de Dança há 20 anos. Lá, criou coreografias emblemáticas, sempre explorando grandes grupos de bailarinos.
"Receber esta notícia hoje foi um grande choque. Ela vinha trabalhando normalmente, sempre contribuindo muito com a dança do Brasil. Ela costumava trabalhar com elencos grandes, gostava disso. E sempre foi admirada por isso pois é complexo, é uma composição coreográfica difícil e ela o fazia como ninguém", lembra o coordenador de Dança da Funarte, Leonel Brum.
A coreógrafa foi membro do Conselho Artístico do Festival de Dança de Joinville nos anos de 2003 e 2004 e fez parte da Comissão de Artes Cênicas e Música do Conselho Municipal de Cultura da cidade de São Paulo. Em 2009, ela recebeu o 1º Prêmio Teatro de Dança de Melhor Espetáculo por Tango sob dois olhares.
"É uma perda muito grande. Apesar de viver em São Paulo, Roseli tinha projeção nacional há muitos anos. Era uma boa coreógrafa, especializada em coletivos. Além disso, tinha um dom especial porque sabia colocar as pessoas em estado de dança. Todos que passaram por ela tinham entusiasmo pela dança, pelo palco. Era apaixonante para quem faz e para quem apenas assistia", declara a consultora do Teatro de Dança, Cássia Navas.
Plataforma Internacional de Dança da Bahia / 2010
Poderão inscrever-se artistas, coletivos e/ou companhias cuja experiência de trabalho apresente ações colaborativas. A seleção dos trabalhos estará apoiada no eixo temático da PID-2010: “Fluxos Colaborativos”. As inscrições são gratuitas. Os artistas que tiverem seus trabalhos selecionados serão contactados para assinatura do contrato e outros ajustes referentes às condições de participação.
A PID estará convocando, junto à seleção de trabalhos artísticos, propostas de realização de workshops, com temática ligada ao trabalho desenvolvido pelo artista selecionado, com carga horária mínima de 10 horas. A apresentação de propostas de workshops não é obrigatória, mas deverá vir de grupos, coletivos ou artistas que se inscrevam na convocatória de trabalhos para a mostra artística.
Solicitamos o envio dos seguintes materiais:
1 - Currículo do artista/grupo ou coletivo proponente;
2 - 01 Carta de referência ou depoimento audiovisual de pessoas, contextualizando a relevância dos trabalhos desenvolvidos pelo proponente;
3 - 01 documento que apresente algum dos processos de colaboração em que já tenha se envolvido.
Por exemplo:
Imagens ou relatos de processos criativos, ou
Registro de atividades associadas ao fazer artístico (seminário, encontro, projetos comunitários, etc.), ou
Entrevistas audiovisuais de pessoas que tenham trabalhado, ou
Um relato sobre o processo criativo do trabalho a ser apresentado feito pelo artista proponente onde faça conexões com o eixo temático, etc.
4 - 01 vídeo registro em formato DVD da obra a ser apresentada a qual deve conter duração máxima de 40 minutos.
5 - Proposta escrita sobre o projeto artístico que vai ser apresentado na PID, Ficha tecnica com duração, detalhando necessidades técnicas, equipe, sinopse e contatos.
6 -. Termo de compromisso de necessidades técnicas para a Mostra Artística da PID impresso e assinado; (clique aqui para baixar o termo).
* É importante que os materiais enviados relacionem-se com os propósitos do eixo temático da PID-2010.
Os vídeos dos trabalhos submetidos a esta convocatória serão enviados ao Acervo Mariposa para formar parte da biblioteca audiovisual desta instituição, colocando este material em um sistema de difusão e consulta brasileiro que tem ações tanto no Brasil como América Latina e outros países. Para fazer esta transferência de material a PID e o Acervo Mariposa precisam que os artistas, ao se inscreverem, imprimam, preencham e enviem junto com o resto do material solicitado o formulário Creative Commons disponivel aqui
Os materiais solicitados devem ser enviados para:
AMPLA COMUNICAÇÃO TOTAL
Rua Belo Horizonte, 64, Shopping Barra Master, sala 210, Jardim Brasil (Barra).
CEP: 40140-380
Salvador - Bahia
O resultado desta convocatória será divulgado em Agosto de 2010. O acompanhamento do processo de seleção poderá ser acessado no site da plataforma a partir de maio. Informações sobre os critérios de seleção estarão disponíveis também na web . Visitem também nosso blog na rede social Movimento.org para possíveis atualizações sobre o festival.
terça-feira, 9 de março de 2010
VI ENECULT - UFBA - 2010
Nesta edição do ENECULT, o trabalho deve estar formatado seguindo o modelo com o timbrado do evento (que pode ser baixado aqui). Depois de padronizado, o arquivo deve ser transformado em PDF (para quem não sabe executar esse processo, aqui vão algumas dicas). O resultado da avaliação será divulgado em 12 de abril e os trabalhos aceitos serão apresentados oralmente e publicados, na íntegra, nos anais do evento.
O Enecult é realizado anualmente pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), Faculdade de Comunicação (FACOM) e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Pré-Conferências Setoriais
Mais de mil representantes de 14 setores artísticos se reúnem em Brasília, de 7 a 9 de março,
para as Pré-Conferências Setoriais de Cultura
A II Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada entre 11 e 14 de março, traz uma novidade em seu processo preparatório. Além dos debates realizados nos municípios e estados, representantes de 19 setores artísticos e culturais irão incluir no documento final da conferência os temas de interesse de seu segmento. Cerca de 1,3 mil pessoas estarão reunidas em Brasília entre os dias 7 e 9 de março nas Pré-Conferências Setoriais para discutirem e votarem as propostas. A abertura será no domingo, às 19h, no Museu Nacional Honestino Guimarães (Esplanada dos Ministérios), com a participação do ministro da Cultura, Juca Ferreira.
Dança
Arquitetura
Livro, leitura e literatura
Artesanato
Música
Artes Visuais
Moda
Circo
Teatro
Cultura Indígena
Patrimônio Material
Culturas Populares
Patrimônio Imaterial
Cinco outros setores - audiovisual, arquivos, culturas afro-brasileiras, design e museus - já realizaram suas pré-conferências entre 24 e 28 fevereiro.
Na opinião do coordenador das atividades, Maurício Dantas, a qualidade do que foi apresentado nessa primeira rodada mostra o amadurecimento do debate dos setores. “Com essa participação, a cultura dá passos importantes no sentido da consolidação de suas políticas”, diz.
Este momento marca também o início das relações institucionais do Ministério da Cultura com três áreas: moda, arquitetura e design. As produções dessas áreas passam, definitivamente, a ser consideradas manifestações da identidade brasileira e por isso devem ser contempladas nas ações do próprio MinC e de outras instituições que fomentam e apoiam a cultura.
Conselho Nacional - Além das propostas, os delegados das Pré-Conferências Setoriais vão eleger seus representantes para compor o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). Reestruturado em 2005, o novo órgão colegiado da estrutura básica do Ministério da Cultura possui 46 titulares (dos governos, dos segmentos artísticos e outros representantes da sociedade civil) com direito a voz e voto, e seis convidados com direito a voz.
Sua finalidade é propor a formulação de políticas públicas, com o objetivo de promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada. Entre suas competências estão acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Nacional de Cultura; estabelecer as diretrizes gerais para aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Cultura; apoiar os acordos para a implantação do Sistema Nacional de Cultura.
Os nomes dos escolhidos para ocupar assento no CNPC devem ser anunciados também durante a realização da II Conferência Nacional de Cultura.
Serviço
Domingo, 7 de março, às 19h
No Museu Nacional Honestino Guimarães, abertura das Pré-Conferências Setoriais de Cultura com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira
Segunda-feira, dia 8, às 9h,
Início das atividades nas tendas armadas no gramado central da Esplanada dos Ministérios
Credenciamento da Imprensa será realizado no local, no guichê de convidados.
Informações para a Imprensa: (61) 2024-2223, com Ismália Afonso, da Ascom SPC/MinC.
Grupo de Estudos em Dança na UFPB (João Pessoa - PB)
Qualquer dúvida, entre em contato com
Pós-graduação em Dança em Recife
A Faculdade Angel Viana e a Compassos Cia. de Danças firmaram uma parceria para implantação do curso de pós-graduação em
Dança (práticas corporais e pensamentos sobre o corpo).
Fundada em 2001 por Angel Vianna, pioneira da dança contemporânea no Rio de Janeiro, a Faculdade Angel Vianna – uma referência no ensino de dança no Brasil – incentiva a pesquisa e mantém atividades de extensão para a difusão do saber e dos conhecimentos relativos na área de dança e/ou correlatas e a Compassos Cia. de Danças completa este ano, 20 anos de atuação artística em Recife e sempre primou pela formação técnica e teórica de seus bailarinos e alunos.
Desta parceria surge o curso, programado para iniciar em março de 2010, que proporcionará o contato com diversas práticas e pensamentos corporais voltados pra a dança, com professores do nordeste e professores convidados de outros estados atuantes no mercado nacional, que buscarão apresentar princípios fundamentais que possibilitam esta parceria e entendimento da dança como área de conhecimento. Ao mesmo tempo os alunos terão aulas de experimentação de várias técnicas de corpo, assim como disciplinas teóricas.
Nosso Curso se iniciará igualmente com mais de 50% de seus professores com grau de Mestre ou Doutor, conforme exige a resolução CNE/CES nº 1, de 03 de abril de 2001.
As inscrições estarão abertas a partir de 13/01/2010, maiores informações pelo blog
http://posdancaange
Angel Vianna é referência no cenário da dança contemporânea e da consciência corporal, no Rio de Janeiro. Com Klaus Vianna criou uma escola, que hoje é também Faculdade.Formou-se, simultaneamente em Música com o professor Francisco Masferrer; em Belas Artes pela Escola Guignard e em Ballet Clássico com o professor Carlos Leite.O nome de Angel está associado a anos de experiência profissional em diferentes institutos e centros de estudos do país como bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora em Dança. Com sua rica bagagem, Angel não se dedicou apenas ao seu "Centro de Estudos do Movimento e Artes", desenvolveu trabalhos em Universidades Públicas, Escolas, Teatros, Associações Profissionais, Centros Culturais, Áreas de Lazer, Circos, Instituições Científicas e Clínicas, onde transmite o seu processo interdisciplinar, desenvolvendo uma ação sem fronteiras.
Investe o seu tempo na produção de cidadãos livres. Esse importante trabalho vem sendo reconhecido pela sociedade e tem se revelado através de Homenagens, Condecorações e Prêmios, entre os quais destacam-se:
Comenda da Ordem ao Mérito Cultural, inspirada na Ordem do Mérito Cultural na Classe de Cavaleiro, pela Presidência da República do Brasil, por suas relevantes contribuições à cultura brasileira , Decreto de 29 de outubro de 1999. Brasília, 4 de novembro de 1999.
Diploma Orgulho Carioca, pela sua importância na vida cultural da Cidade do Rio de Janeiro, conferido pelo Prefeito do Município do Rio de Janeiro, em 4 de abril de 2000.
Prêmio Mambembe 1996 - Pelo total da Obra.
Coordenação Geral - Angel Vianna
Supervisão Pedagógica - Juliana Polo
Coordenadora Local e Pedagógica - Daniela Santos
(81) 97393611
Pós-graduação em Dança em Recife
A Faculdade Angel Viana e a Compassos Cia. de Danças firmaram uma parceria para implantação do curso de pós-graduação em
Dança (práticas corporais e pensamentos sobre o corpo).
Fundada em 2001 por Angel Vianna, pioneira da dança contemporânea no Rio de Janeiro, a Faculdade Angel Vianna – uma referência no ensino de dança no Brasil – incentiva a pesquisa e mantém atividades de extensão para a difusão do saber e dos conhecimentos relativos na área de dança e/ou correlatas e a Compassos Cia. de Danças completa este ano, 20 anos de atuação artística em Recife e sempre primou pela formação técnica e teórica de seus bailarinos e alunos.
Desta parceria surge o curso, programado para iniciar em março de 2010, que proporcionará o contato com diversas práticas e pensamentos corporais voltados pra a dança, com professores do nordeste e professores convidados de outros estados atuantes no mercado nacional, que buscarão apresentar princípios fundamentais que possibilitam esta parceria e entendimento da dança como área de conhecimento. Ao mesmo tempo os alunos terão aulas de experimentação de várias técnicas de corpo, assim como disciplinas teóricas.
Nosso Curso se iniciará igualmente com mais de 50% de seus professores com grau de Mestre ou Doutor, conforme exige a resolução CNE/CES nº 1, de 03 de abril de 2001.
As inscrições estarão abertas a partir de 13/01/2010, maiores informações pelo blog
http://posdancaange
Angel Vianna é referência no cenário da dança contemporânea e da consciência corporal, no Rio de Janeiro. Com Klaus Vianna criou uma escola, que hoje é também Faculdade.Formou-se, simultaneamente em Música com o professor Francisco Masferrer; em Belas Artes pela Escola Guignard e em Ballet Clássico com o professor Carlos Leite.O nome de Angel está associado a anos de experiência profissional em diferentes institutos e centros de estudos do país como bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora em Dança. Com sua rica bagagem, Angel não se dedicou apenas ao seu "Centro de Estudos do Movimento e Artes", desenvolveu trabalhos em Universidades Públicas, Escolas, Teatros, Associações Profissionais, Centros Culturais, Áreas de Lazer, Circos, Instituições Científicas e Clínicas, onde transmite o seu processo interdisciplinar, desenvolvendo uma ação sem fronteiras.
Investe o seu tempo na produção de cidadãos livres. Esse importante trabalho vem sendo reconhecido pela sociedade e tem se revelado através de Homenagens, Condecorações e Prêmios, entre os quais destacam-se:
Comenda da Ordem ao Mérito Cultural, inspirada na Ordem do Mérito Cultural na Classe de Cavaleiro, pela Presidência da República do Brasil, por suas relevantes contribuições à cultura brasileira , Decreto de 29 de outubro de 1999. Brasília, 4 de novembro de 1999.
Diploma Orgulho Carioca, pela sua importância na vida cultural da Cidade do Rio de Janeiro, conferido pelo Prefeito do Município do Rio de Janeiro, em 4 de abril de 2000.
Prêmio Mambembe 1996 - Pelo total da Obra.
Coordenação Geral - Angel Vianna
Supervisão Pedagógica - Juliana Polo
Coordenadora Local e Pedagógica - Daniela Santos
(81) 97393611
O PPGDança da UFBA convida
IARA CERQUEIRA L. DE ALBUQUERQUE
" ESTRATÉGIAS COREOGRÁFICAS DO PROCESSO DE MARCELO EVELIN"
Banca Examinadora: Prof.ª Dr.ª Adriana Bittencourt Machado (orientadora)
Prof.ª Dr.ª Fátima Campos Daltro de Castro ( PPGDança)
Prof.ª Dr.ª Helena Bastos (USP)
Dia: 03 de março
Hora: 10hs
Local: Teatro do Movimento - Escola de Dança da UFBA, Av. Ademar de Barros, Campus Universitário - Ondina
THEMBI ROSA LESTE
"DANÇA: MODOS DE ESTAR PRINCÍPIOS ORGANIZATIVOS EM DANÇA CONTEMPORÂNEA"
Banca Examinadora: Prof.ª Dr.ª Fabiana Dultra Britto ( Orientadora)
Prof.ª Dr.ª Cristina Magro ( Co- Orientadora)
Prof.ª Dr.ª Lenira Peral Rengel ( PPGDança)
Prof.ª Dr.ª Helena Bastos ( USP)
Dia: 03 de março
Hora: 14hs
Local: Teatro do Movimento - Escola de Dança da UFBA, Av. Ademar de Barros, Campus Universitário - Ondina
LÍRIA ARAÚJO MORAES
"EMERGÊNCIAS CÊNICAS EM DANÇA:
Conectividade entre Dançarinos no Momento Cênico Improvisado".
Banca Examinadora: Prof.ª Dr.ª Isabelle Cordeiro Nogueira ( orientadora)
Prof.ª Dr.ª Fátima Campos Daltro de Castro ( PPGDança)
Prof.ª Dr.ª Helena Bastos (USP)
Dia: 03 de março
Hora: 17hs
Local: Teatro do Movimento - Escola de Dança da UFBA, Av. Ademar de Barros, Campus Universitário - Ondina
KELLY BOMFIM DA SILVA FERNANDES
"DANÇA NO ESPAÇO ESCOLAR: Abordagem a partir dos PCN´s e da LDB"
Banca Examinadora: Prof.ª Dr.ª Jussara Sobreira Setenta ( orientadora)
Prof.ª Dr.ª Adriana Bittencourt Machado ( PPGDança)
Prof.ª Dr.ª Amélia Vitória de Souza Conrado( FACED-UFBA)
Dia: 04 de março
Hora: 14hs
Local: Teatro do Movimento - Escola de Dança da UFBA, Av. Ademar de Barros, Campus Universitário - Ondina
SANDRA CORRADINI
"DRAMARTURGIA NA DANÇA:
Uma Perspectiva Coevolutiva entre Dança e Teatro".
Banca Examinadora: Profª. Dr.ª Fabiana Dultra Britto(orientadora)
Prof.ª Dr.ª Adriana Bittencourt Machado (PPGDança)
Prof. Dr. Renato Ferracini (UNICAMP)
Dia: 05 de março
Hora: 14h00
Local: Teatro do Movimento - Escola de Dança da UFBA, Av. Ademar de Barros, Campus Universitário - Ondina